terça-feira, 9 de junho de 2009

Natureza da Informação Resumão 1

Depois de um pequeno hiato vou tentar retomar as atividades aqui.
O resumo a seguir é de natureza da informação, como vcs devem saber alguns professores estão dando conteúdo diferente para essa matéria de forma que vou me ater ao conteúdo do meu professor.
O material usado aqui é copiado descaradamente do material disponível no COL das aulas do professor Irineu Antunes Júnior
SINAL: Uma FUNÇÃO de algo que seja de seu interesse.(temperatura em função do tempo, batidas cardiacas,dados sendo enviados por um download e etc)

Classificação de sinais
Quanto a variavel indepentende(O valor de X)
  • uma variável 1-D (unidimensionais)
  • 2-D (bidimensionais)
  • ou, de maneira geral, M-D (multidimensionais).
Quanto a amplitude(O valor de Y)
  • Tempo contínuo:Quando a variavel independente é continua(Numeros reais tipo 1,5 ou 2 ou 1,777)
  • Tempo Discreto:Variável de tempo discreta(Só inteiros)
  • Analógico:Tempo continuo com amplitude continua(ambos numeros reais ,ou seja, pode quebrado)
  • Digital: Tempo continuo e amplitude continua(ambos assumindo valores inteiros com a amplitude não sendo necessariamente 0 e 1)
EXEMPLO
Nos sinais acima os que tem tempo(variável independente ) discretos são A e B. sendo que o A é analógico. Os que tem tempo contínuo são C e D . e o D é digital(possui o Y discreto)

Sinais periódicos: Se repetem de tempos em tempos o menor período de repetição é dito T


NOTA: Agora chega uma parte que eu não domino bem. Os textos acima eu apostaria que estão certos(eu não tenho nenhum doutorado) mas os a seguir são o MEU ENTENDIMENTO do caso e não necessariamente o que é.Use por sua conta e risco
Tipos de sinais
De energia: Se a energia é limitada(Não Infinita)
De Potência: Se a potência é limitada(Não infinita)

A energia é dada por :
Nessa formula a soma da energia em todos os pontos .
Um sinal períodico teria uma energia definida no perido de forma q essa soma se a energia tivesse um valor diferente de zero(ou seja qlqr sinal q tivesse ao menos um termo q não fosse zero) daria uma soma de infinitos termos positivos.
Sendo assim A MEU VER, qlqr sinal períodico nunca será um sinal de energia e qualquer sinal q tenha um fim será de energia.

A potência é dada por :

No caso do sinal periódico vc pode pegar a potência só no período (que acho que vem a ser N na equação da direita).
E na equalão da esquerda creio que o M venha a ser o número de parcelas(no caso ficaria 1/2*infinito vezes a soma de -infinito até +infinito).

Aparentemente essa é uma fórmula importante a decorar e se o valor dessa conta não der infinito o sinal é de potência.

NA sequência tentarei resumir o arquivo da 3ª aula e quem sabe colocar algo de algum exercício.

Um comentário: